Documentoscopio

Documentoscopio

O Documentoscópio é um aparelho Profissional usado em bancos para análise de cheques, dinheiro e documentos em geral. Possui: Luz Superior, Luz Inferior, Luz UV *Serve para colecionadores de notas, moedas, selos e também pode ser usado para identificar se alguma nota é falsa, através da luz UV. 
EXAMES DOCUMENTOSCÓPICOS realizam-se, mais comumente, nos seguintes documentos: Carteira de Identidade, Carteira Funcional, Cartões Bancários e de Crédito, Certidão de Nascimento, CNH, CRLV, CRV, Cédula Fiduciária, Ingressos, Insígnias, Titulo Eleitoral, Histórico Escolar; tendo por finalidade a emissão de pronunciamento conclusivo acerca de sua autenticidade ou falsidade.
Documentoscopia é a subárea da Criminalística que se dedica à elucidação da verdade e desvendamento de fraudes praticadas em documentos da mais diversa natureza. Ainda que sejam incorporados elementos de segurança a alguns documentos, com o propósito de impedir, ou ao menos dificultar em muito, sua reprodução pelos falsários, tal recurso não esgota todas as espécies de fraude. Nessa ótica, figuram entre as demandas que desafiam o perito documentoscópico os exames de cruzamento de traços, datação de tintas e lavagem química.